Professores aprovam proposta do Executivo para repactuação do Piso 20 horas.

Mato Grosso do sul

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande aprovaram, em assembleia realizada nesta segunda-feira (22), na sede da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), a proposta apresentada pela Prefeitura para a repactuação do Piso 20 horas.

A proposta prevê que, a partir de agora, haverá reposição de 100% do índice anual do piso nacional do magistério, sempre no mês de maio. Além disso, estabelece um cronograma para o pagamento do passivo acumulado, iniciando em 2026 com o repasse de 5% do valor total – sendo 2% em janeiro e 3% em setembro. Nos anos seguintes, de 2027 a 2030, o pagamento continuará com 5% ao ano, sempre no mês de setembro.

Outro ponto importante da proposta aprovada é a incorporação da verba indenizatória quando os reajustes atingirem 90% do piso para 20h. Também estão garantidas a manutenção do Piso 20h e a continuidade da carreira dos e das profissionais da educação.

A proposta inclui ainda uma série de condicionantes que devem ser respeitadas, como a valorização da Educação Infantil (etapas G1 e G2), a implementação da gestão democrática nas unidades escolares, a realização de concurso público, a manutenção da aula complementar, a criação de uma Comissão Permanente para acompanhamento das medidas e o compromisso com o crescimento real da remuneração dos profissionais.

Com a aprovação, a ACP segue acompanhando o cumprimento do acordo e reafirma seu compromisso com a valorização da educação pública e dos trabalhadores e das trabalhadoras da Rede Municipal.

Via: ACPMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *