Palmeiras assume liderança isolada e dispara como favorito ao título com 54,2% de chances, aponta UFMG.

Esporte


Flamengo segue na cola, enquanto Cruzeiro e Mirassol aparecem como coadjuvantes na disputa.

Mesmo sem marcar gols no empate diante do Cruzeiro, o Palmeiras saiu da 30ª rodada do Brasileirão em situação privilegiada: retomou a liderança isolada e se consolidou como principal favorito ao título. O cenário foi reforçado pela surpreendente derrota do Flamengo, vice-líder, para o Fortaleza — penúltimo colocado — em pleno Maracanã.

De acordo com projeção do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time comandado por Abel Ferreira tem agora 54,2% de chances de levantar o troféu. O Flamengo, com um ponto a menos (61 contra 62 do Palmeiras), aparece com 41,4% de probabilidade. Na rodada anterior, os dois clubes estavam praticamente empatados: 48,6% para o Palmeiras e 48,3% para o Rubro-Negro.

O Cruzeiro, terceiro colocado com 57 pontos, tem 2,9% de chances, enquanto o Mirassol, em quarto com 55, completa a lista dos candidatos com 1,4%.

Antes da 31ª rodada, os dois líderes voltam suas atenções para a Libertadores. O Palmeiras tenta reverter a derrota por 3 a 0 sofrida diante da LDU no Allianz Parque, e o Flamengo enfrenta o Racing fora de casa, após vencer o jogo de ida por 1 a 0. No Brasileirão, o time carioca recebe o Sport, lanterna do campeonato, enquanto os paulistas visitam o Juventude em Caxias do Sul.

Na corrida por vagas na próxima Libertadores, o Mirassol praticamente assegurou sua presença com 98,9% de probabilidade. O Bahia, quinto colocado com 49 pontos, tem 80,8%, seguido de Botafogo (51,8%), Fluminense (34,5%), Vasco (18,3%) e São Paulo (8,8%).

Na parte de baixo da tabela, a luta contra o rebaixamento segue intensa. O Vitória, em 17º com 31 pontos, voltou ao Z-4 e enfrenta 57,9% de risco de queda, segundo a UFMG. O Santos, com 32 pontos, aparece logo acima e ainda convive com 35,4% de probabilidade de rebaixamento. Sport (99%), Juventude (93,8%) e Fortaleza (78,8%) estão praticamente condenados, enquanto Internacional (10,2%), Ceará (9,7%) e Red Bull Bragantino (8,5%) ainda correm riscos menores.

Chances de título – Brasileirão 2025 (UFMG):

  • Palmeiras: 54,2%
  • Flamengo: 41,4%
  • Cruzeiro: 2,9%
  • Mirassol: 1,4%

Foto: Tiago Queiroz/Estadão.

Redação CN67.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *