A ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda deve ser oficializada nos próximos dias. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (20) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionará, na próxima semana, o projeto que isenta do pagamento do IR quem recebe até R$ 5 mil por mês. A mudança passará a valer a partir de 1º de janeiro.
Durante a abertura do Salão do Automóvel, em São Paulo, Haddad destacou que o texto foi aprovado por unanimidade no Congresso e segue a proposta de “aliviar o peso para quem ganha menos e tributar o andar de cima”. O ministro também ressaltou o desempenho recente da economia brasileira, mencionando a inflação em trajetória controlada e a taxa de desemprego em níveis historicamente baixos.
Segundo ele, o governo deve encerrar o ciclo de quatro anos com “a menor inflação e a menor média de desemprego” do período. Haddad ainda afirmou que, apesar dos indicadores positivos, parte das redes sociais e da imprensa não tem dado o devido destaque aos resultados econômicos.
O presidente Lula também discursou no evento e comentou a política comercial dos Estados Unidos. Ele disse estar “feliz” com a decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de retirar tarifas sobre produtos brasileiros, como café, carne e frutas.
Redação CN67
