Lula e Trump conversam sobre tarifas e reforço no combate ao crime organizado.

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou nesta terça-feira (2) para o líder norte-americano Donald Trump. Segundo o Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de 40 minutos e tratou de temas econômicos e de segurança.

Lula destacou que a retirada das tarifas de 40% aplicadas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, como carne, café, frutas e fertilizantes, foi “muito positiva”. A Casa Branca havia zerado a taxação em 20 de novembro, após manter parte das tarifas mesmo depois de anunciar o fim do imposto global de 10% no dia 14 do mesmo mês.

O presidente brasileiro afirmou que ainda há produtos sujeitos a taxa elevada e defendeu que as negociações avancem rapidamente. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) avalia que o próximo passo é reduzir as tarifas que atingem o setor industrial.

Durante a ligação, Lula também pediu o reforço da cooperação com os EUA no combate ao crime organizado internacional. O chefe do Executivo ressaltou operações recentes realizadas no Brasil para enfraquecer financeiramente essas organizações e disse haver conexões que atuam a partir do exterior.

Segundo o comunicado oficial, Trump demonstrou “total disposição” para trabalhar em ações conjuntas de segurança com o governo brasileiro. Ambos concordaram em retomar o diálogo em breve para acompanhar o andamento das propostas.

Redação CN67.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *