Petroleiros encerram greve após acordo com a Petrobras válido até 2027.

Brasil

Após cerca de quatro meses de negociações, os trabalhadores da Petrobras encerraram a greve com a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) válido para o período de 2025 a 2027. A mobilização chegou ao fim após a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) ser a última entidade a assinar o acordo.

Segundo a Petrobras, a greve não causou impactos na produção nem no abastecimento de combustíveis. O acordo passou por quatro versões até chegar ao texto final aceito pela categoria, afastando a possibilidade de julgamento de dissídio no Tribunal Superior do Trabalho, que estava previsto para esta sexta-feira (2).

Inicialmente, a estatal propôs reajuste de 80% do INPC em 2025 e 100% em 2026. Após novas rodadas de negociação, a proposta final garantiu a reposição integral do IPCA do ano passado, com acréscimo de 0,5% de ganho real.

Em nota, o secretário-geral da FNP, Adaedson Costa, avaliou que a greve trouxe resultados positivos, mas criticou a postura da direção da Petrobras e afirmou que novas reivindicações devem ser apresentadas. A entidade cobra, nos próximos meses, um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

A federação também destacou que parte das perdas salariais acumuladas desde 2019 não foi totalmente recomposta, mantendo a pauta de reivindicações ativa mesmo após o fim da paralisação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *