O atacante Neymar chegou a cogitar o encerramento da carreira após sofrer uma lesão no menisco do joelho esquerdo, no fim de novembro do ano passado. A revelação foi feita por Neymar pai, que relatou o forte abalo emocional enfrentado pelo jogador, agravado pelo vazamento do diagnóstico antes de uma conversa mais detalhada com o atleta.
O depoimento foi dado durante um jantar promovido pelo empresário Rafael Figueiredo e divulgado no canal Rafa Tecla T, no YouTube. Segundo o pai do camisa 10, a divulgação precoce da informação gerou especulações imediatas sobre afastamento prolongado e até fim de temporada, o que afetou diretamente o estado psicológico de Neymar.
De acordo com ele, o jogador ficou extremamente abalado ao tomar conhecimento da gravidade da lesão pela imprensa. “Começam a falar que o Neymar não joga mais esse ano, e a cabeça dele vai embora”, relatou. Em conversa em casa, Neymar chegou a desabafar: “Não aguento mais. Vamos operar. Nem sei se vale a pena operar. Por mim, já deu”.
Neymar pai afirmou que tentou blindar o filho da pressão externa e de críticas, destacando que havia uma “narrativa barulhenta” para fazê-lo desistir. Após o diálogo, o atacante decidiu aguardar e testar o joelho no dia seguinte. Mesmo sentindo dores, conseguiu treinar e recuperar a confiança.
A virada emocional veio na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando Neymar marcou um gol na vitória do Santos por 3 a 0 sobre o Sport, na Vila Belmiro. Após o lance, ele decidiu seguir até o fim da temporada.
Na véspera do Ano Novo, o atacante renovou contrato com o Santos até dezembro. Neymar passou por cirurgia no menisco do joelho esquerdo no dia 22 e segue em recuperação, realizando fisioterapia em casa, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro.
Redação CN67.
