Tendência para 2026: Já ouviu falar no termo Unshitification?

Mato Grosso do sul

Por: Andy Duarte

Você, assim como eu, também está cansado de todos os anúncios que nos rondam enquanto estamos nas redes sociais

Eu adoro acompanhar as aventuras dos meus amigos pelo Instagram: o café novo que descobriram, quais restaurantes gostosos estão frequentando, quais looks estão vestindo, quais locais maravilhosos estão viajando. Também adoro seguir alguns famosos pelos mesmos motivos, mas, curiosamente, ao abrir o aplicativo, o que menos vejo são as pessoas que escolhi seguir.

Em poucos segundos, sou bombardeada por anúncios de empresas que não conheço, gurus da alta performance, textos chamativos, vídeos perfeitamente editados, tudo milimetricamente pensado para vender. Quando finalmente aparece um conteúdo interessante, lá está ela: a publicidade escancarada no final. Nada contra os anúncios, eles são fundamentais, especialmente para pequenas empresas crescerem, o problema está no excesso, na invasão, no cansaço. 

O resultado? A rede tem me causado certa aversão, tanta que estou evitando entrar nela durante a semana, pois perco muito tempo pulando todos os “não seguidos”, desviando de propagandas e tentando encontrar o que realmente me interessa.

Foi então que me deparei com este termo Unshitification, enquanto fazia minhas pesquisas de tendências para este ano. Em tradução livre, seria algo como “despoluição digital”, uma nova fase em que plataformas e marcas começam a priorizar simplicidade, qualidade e experiências autênticas para o usuário.

A proposta é clara: menos excesso, mais verdade, mais vídeos sem edição pesada, mais personalização, mais senso de comunidade. Vamos começar a ver uma publicidade mais fluida, humana, integrada, não invasiva. Uma relação em que o usuário volta a ser pessoa, não apenas alvo de conversão.

Confesso que fiquei feliz ao descobrir esse movimento e torço para que ele chegue logo, devolvendo às redes sociais aquilo que lhes deu origem: a conexão real e não uma Times Square digital piscando publicidade o tempo todo.

Agora que terminou de ler, feche o celular, beba água e abra um livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *