A Alemanha declarou apoio à proposta brasileira de criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), iniciativa que será lançada pelo governo federal durante a COP30, em Belém (PA). O objetivo do fundo é mobilizar US$ 125 bilhões para financiar ações de conservação das florestas tropicais em risco de extinção.
Segundo fontes do governo em Berlim, o chanceler Friedrich Merz considera o projeto “muito interessante”, mas o valor da contribuição alemã ainda não foi definido. O Ministério do Desenvolvimento da Alemanha informou que seguem em curso negociações sobre o montante a ser destinado ao fundo.
Durante a COP30, o Brasil, que sediará as negociações sobre o clima, apresentará o fundo como um de seus principais instrumentos de liderança ambiental internacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia anunciado, em setembro, o compromisso de contribuir com US$ 1 bilhão, incentivando outras nações a fazerem aportes igualmente significativos. O Banco Mundial será o gestor financeiro do mecanismo.
Ainda de acordo com fontes do governo alemão, Merz deve se reunir com Lula durante a conferência, em um encontro que busca reforçar a cooperação internacional pela proteção climática — especialmente num momento em que os Estados Unidos não enviaram representantes de alto escalão às negociações.
Redação CN67.
