Antigo papamóvel vira clínica móvel para atender crianças em Gaza.

Mundo


Um veículo utilizado pelo papa Francisco durante sua visita a Belém em 2014 foi transformado em uma clínica móvel destinada ao atendimento de crianças palestinas em Gaza. A iniciativa, abençoada pelo pontífice antes de sua morte em abril, foi conduzida pela Cáritas, que apresentou o projeto nesta terça-feira (25).

Originalmente uma picape Mitsubishi adaptada — doada pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas — o veículo teve a plataforma onde o papa ficava durante deslocamentos convertida em uma sala de atendimento pediátrico.

Segundo o secretário-geral da Cáritas, Alistair Dutton, a clínica simboliza que “o mundo não esqueceu as crianças de Gaza”. A estrutura tem capacidade para atender cerca de 200 pacientes por dia, segundo a Cáritas Suécia.

Ainda não há previsão para a entrada do veículo no território palestino, que vive um cessar-fogo formal, mas marcado por recorrentes ataques aéreos israelenses. O Cogat, órgão israelense que controla a entrada de ajuda humanitária, não comentou sobre a liberação.

A transformação ocorre em meio à crise humanitária. Desde o início do cessar-fogo, ao menos 67 crianças morreram em incidentes relacionados ao conflito, segundo a Unicef. O papa Francisco, que criticou duramente a situação em Gaza e demonstrava constante preocupação com a população local, era conhecido por manter contato frequente com a comunidade cristã do território.

Líderes cristãos esperam que a clínica móvel possa chegar a Gaza “em um futuro próximo” para iniciar os atendimentos.

Redação CN67.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *