O governador Eduardo Riedel (PP) aparece como favorito absoluto nas intenções de voto para as eleições estaduais de 2026 em Mato Grosso do Sul. É o que mostra pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (1º).
No primeiro cenário avaliado, com três possíveis candidatos, Riedel soma 55% das intenções de voto. Em seguida aparece o ex-deputado federal Fábio Trad (PT), com 16%. O deputado federal Marcos Pollon (PL) ocupa o terceiro lugar, com 11%.
Em um segundo cenário, com apenas dois concorrentes, o governador amplia ainda mais sua vantagem e atinge 61%, enquanto Trad mantém os mesmos 17% da simulação anterior. Os votos brancos e nulos somam 10%, e 12% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.
Rejeição e avaliação da gestão
O levantamento também questionou o nível de rejeição dos prováveis candidatos. Fábio Trad lidera este índice, com 33%, seguido de Pollon, com 32%, e Riedel, com 28%.
Apesar do índice de rejeição próximo aos adversários, o governador mantém bons índices de aprovação popular. Segundo a pesquisa, 78% dos entrevistados aprovam sua gestão, enquanto 16% desaprovam. Outros 6% não quiseram ou não souberam responder.
Em relação à avaliação qualitativa do governo estadual, 57% classificaram a administração como ótima ou boa; 28%, como regular; e apenas 13% consideraram ruim ou péssima. Outros 2% não opinaram.
Metodologia
A pesquisa entrevistou 1.200 pessoas nos dias 27 e 28 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Redação CN67.
