Corumbá receberá R$ 67,4 milhões para modernização da rede de água e saneamento.

Mato Grosso do sul

Corumbá, no Mato Grosso do Sul, será beneficiada com um investimento de R$ 67,4 milhões destinado à modernização da rede de água e saneamento básico da cidade. O recurso, proveniente do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), será complementado por uma contrapartida estadual, garantindo a execução de melhorias estruturais, automação de sistemas e ações educativas.

O projeto será conduzido pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) e prevê a implantação de mais de 40 quilômetros de rede de distribuição de água, substituição de hidrômetros, modernização das ligações de água, instalação de sistemas de medição e válvulas redutoras de pressão, além da automação da captação e reservação de água com telemetria. A Estação de Tratamento de Água (ETA) também passará por modernizações, incluindo a destinação adequada dos resíduos.

Além das melhorias técnicas, o projeto inclui ações educativas voltadas para o uso racional da água, com o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação dos recursos hídricos.

A assinatura do investimento aconteceu no dia 25 de setembro de 2025, com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira.

Com a execução do projeto, Corumbá dará um passo importante na universalização do saneamento básico, promovendo mais saúde, segurança e qualidade de vida para seus habitantes.

Fonte: agenciadenoticias.ms.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *