O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (24) pela AtlasIntel. O levantamento também mostra crescimento na aprovação do governo, que chegou a 51,2%, o maior índice registrado desde janeiro de 2024.
De acordo com o instituto, em uma projeção que repete os principais nomes da disputa de 2022, Lula teria 48,8% das intenções de voto, contra 41,3% do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PSDB) somaria 3,1%, enquanto Simone Tebet (MDB), atual ministra do Planejamento e Orçamento, registraria 2,3%.
Mesmo em um cenário sem Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), também lideraria a corrida presidencial, com 43,1% das intenções de voto, à frente do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que teria 30,1%.
Nos cenários de segundo turno, a pesquisa aponta vitória de Lula sobre todos os possíveis adversários, incluindo Bolsonaro, Tarcísio, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e os governadores Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Ratinho Junior (PSD-PR).
Além das projeções eleitorais, o levantamento avaliou o desempenho do governo federal. Segundo a AtlasIntel, 51,2% dos entrevistados aprovam a gestão de Lula, enquanto 48,1% desaprovam e 0,6% não souberam opinar. Em setembro, os índices eram de 50,8% e 48,3%, respectivamente.
Na avaliação geral do governo, 48% classificam a administração como “boa” ou “ótima”, 47,2% consideram “ruim” ou “péssima”, e 4,8% avaliam como “regular”.
A pesquisa indica um leve crescimento na aprovação presidencial e reforça a liderança de Lula em todas as projeções para a disputa de 2026.
Redação CN67.
