Lula convoca reunião com ministros para tratar da crise no Rio após megaoperação com dezenas de mortos.

Política


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu, na manhã desta quarta-feira (29), no Palácio da Alvorada, parte de sua equipe ministerial para discutir a crise de segurança pública no Rio de Janeiro, um dia após a megaoperação policial que resultou em dezenas de mortos e mais de 80 prisões.

Participaram do encontro o vice-presidente Geraldo Alckmin, e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Sidônio Palmeira (Comunicação Social), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania).

A reunião ocorre em meio à forte repercussão nacional e internacional da operação, considerada uma das mais letais da história do estado. Segundo dados oficiais da Polícia Civil, 64 pessoas morreram e 81 foram presas durante as ações realizadas em comunidades do Complexo do Alemão, Penha e Maré, zonas Norte e Leste da capital fluminense.

Na manhã desta quarta, moradores empilharam cerca de 60 corpos na Praça São Lucas, na Estrada José Rucas — uma das principais vias da região —, em um ato de protesto contra a violência da operação. Ainda não há confirmação se esses corpos estão incluídos no número oficial de vítimas, o que pode elevar o total de mortos para mais de 100 pessoas.

O governo federal acompanha a situação e avalia medidas emergenciais de apoio ao estado, em articulação com o Ministério da Justiça e o Governo do Rio, diante do agravamento da crise de segurança e das denúncias de excessos policiais durante a ação.

Redação CN67.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *