Olhos digitais em ação. Mato Grosso do Sul avança no uso de tecnologia para reforçar a segurança pública e apoiar o trabalho da Polícia Militar. O sistema estadual de videomonitoramento integrado, em operação desde agosto na Capital e em expansão para todo o Estado, já se consolida como uma das principais ferramentas no combate à criminalidade.
A iniciativa é resultado de um conjunto de investimentos que vai além de efetivo e equipamentos. Seguindo a diretriz do governador Eduardo Riedel, a gestão estadual apostou na modernização tecnológica para tornar o Estado mais eficiente e seguro. Um dos pilares dessa transformação é a Infovia Digital, rede de fibra ótica implantada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), que conecta todos os municípios e garante a base para a integração das câmeras.

“A infraestrutura digital robusta, que alcança 1.517 prédios públicos, incluindo escolas, órgãos de segurança e unidades de saúde, foi essencial para dar suporte ao videomonitoramento”, destacou Riedel durante o evento Comunitas, realizado na semana passada em São Paulo (SP).
Como funciona o sistema.
Atualmente, o videomonitoramento da PM conta com 123 câmeras do tipo PTZ — capazes de realizar movimentos e ampliar imagens — com previsão de expansão para 129 unidades. Elas estão instaladas em praças públicas e rodovias estaduais, em pontos estratégicos para aumentar a sensação de segurança da população. Só em Campo Grande, sete câmeras já estão em operação.
Além disso, o sistema dispõe de 28 câmeras OCR, que fazem a leitura automática de placas de veículos. Oito delas estão instaladas na Capital, enquanto o restante está distribuído pelas estradas estaduais.
O acompanhamento das imagens é feito em tempo real pelo Copom (Centro de Operações da PM) e pelo BPMRv (Batalhão de Polícia Militar Rodoviária), em Campo Grande. No interior, a vigilância é coordenada pelos Comandos de Policiamento de Área (CPAs), garantindo cobertura estadual e integração entre todas as unidades da Polícia Militar.
Resultados e impacto.
As câmeras têm se mostrado fundamentais na recuperação de veículos furtados e roubados, na prevenção de crimes, além de oferecer apoio a ocorrências como acidentes de trânsito e desaparecimento de pessoas. O recurso também fortalece o policiamento ostensivo e agiliza o acionamento das equipes operacionais.
Com tecnologia de ponta, Mato Grosso do Sul transforma a forma de cuidar da segurança pública, aproximando inovação e proteção ao cidadão.
📌 Fontes: Comunicação PMMS
📷 Foto de capa: PMMS
📷 Interna: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo
Texto: Redação.
