Por encomenda da Rede de Rádios Top FM, o Instituto Ranking Brasil Inteligência divulgou a segunda pesquisa sobre a corrida para o governo de Mato Grosso do Sul, realizada entre 1º e 6 de setembro. O levantamento ouviu 3 mil moradores com 16 anos ou mais em 30 municípios do Estado, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados citam livremente seus candidatos, o atual governador Eduardo Riedel (PP) lidera com 27,4% das intenções de voto. Em seguida aparecem o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB), com 6,3%, o ex-deputado federal Fábio Trad (PT), com 3,6%, e a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil), com 3,2%.
Outros nomes citados incluem o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com 2,4%, a senadora Tereza Cristina (PP), com 1,2%, o deputado federal Marcos Pollon (PL), com 1%, o deputado estadual Zeca do PT, com 0,8%, o ex-senador Delcídio do Amaral (PRD), com 0,6%, e o ex-governador André Puccinelli (MDB), com 0,5%. Ainda, 1% dos entrevistados mencionou outros nomes, enquanto 52% não souberam responder, não votariam em nenhum dos candidatos ou declararam voto em branco.
Ao comparar com pesquisas anteriores, realizadas entre março e julho deste ano, observa-se algumas mudanças: Riedel registrou 35% em março, caiu para 30,2% em maio e manteve-se em 30% em julho. Azambuja teve 6,5% em março, caiu para 5,6% em maio e para 5% em julho. Rose Modesto passou de 3,5% para 4%. Capitão Contar registrou 2% em março, caiu para 1,5% em julho.
Outros candidatos mantiveram-se com pequenas variações: Tereza Cristina oscilou entre 1,5% e 3%, Puccinelli permaneceu com 1%, Zeca do PT continuou com 0,7%, e Pollon manteve 0,8%. A porcentagem de entrevistados que não souberam ou não responderam manteve-se estável em 52%.
O levantamento mostra que, apesar da liderança consolidada de Riedel, há grande parcela de eleitores ainda indefinidos, o que pode influenciar o cenário nas próximas semanas de campanha.
Fonte: Instituto Ranking Brasil Inteligência/ Rádio Top FM.
