O Senado dos Estados Unidos avançou, neste domingo (9), com um projeto para encerrar a paralisação de 40 dias do governo federal, que afetou serviços públicos, atrasou a ajuda alimentar e causou transtornos nas viagens aéreas.
A proposta, já aprovada pela Câmara, combina uma medida temporária de financiamento — válida até janeiro de 2026 — com três projetos de orçamento anual. O texto é resultado de um acordo entre democratas e republicanos alcançado na última semana.
Pelo entendimento, os republicanos concordaram em votar, em dezembro, a ampliação dos subsídios previstos na Lei de Cuidados Acessíveis (Affordable Care Act), uma das principais bandeiras democratas. O projeto também prevê a reversão parcial das demissões em massa promovidas durante o governo Trump e a manutenção, por um ano, do financiamento do programa de assistência alimentar (SNAP).
O acordo foi mediado pelas senadoras democratas Maggie Hassan e Jeanne Shaheen, de New Hampshire, e pelo independente Angus King, do Maine. Segundo a republicana Susan Collins, presidente do Comitê de Apropriações, o texto garante o pagamento dos salários atrasados de servidores federais, incluindo militares, policiais do Capitólio e controladores de tráfego aéreo.
A paralisação, iniciada há 40 dias, afastou milhares de funcionários públicos e gerou preocupação com o impacto no controle aéreo às vésperas da movimentada temporada de Ação de Graças.
Redação CN67.
