Três Lagoas figura entre as 100 cidades mais endividadas do Brasil, aponta ranking do CLP.

Mato Grosso do sul

Terceiro maior município de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas está entre as 100 cidades com maior índice de endividamento do Brasil, conforme o relatório de 2025 do CLP (Centro de Liderança Pública). A cidade ocupa a 93ª posição no ranking nacional de endividamento e lidera o índice negativo no comparativo estadual.

O levantamento avalia 65 indicadores distribuídos em 13 pilares, com base em dados do ano anterior, considerando municípios com mais de 80 mil habitantes e participação relevante no PIB. O indicador de endividamento leva em conta a relação entre a dívida consolidada líquida e a receita corrente líquida das administrações municipais. No Centro-Oeste, Três Lagoas aparece na 12ª colocação.

Apesar do alto endividamento, o município apresenta bom desempenho em outros critérios. No ranking geral, que considera todos os pilares, Três Lagoas ocupa a 210ª posição nacional e é a 2ª melhor colocada em Mato Grosso do Sul. O destaque fica para o acesso à saúde, no qual a cidade alcança a 6ª posição no país.

Outro ponto positivo é a cobertura da coleta de resíduos domésticos, em que Três Lagoas aparece como a 1ª colocada nacionalmente. No pilar de saneamento, o município ocupa a 84ª posição.

Além de Três Lagoas, outros quatro grandes municípios sul-mato-grossenses foram avaliados: Campo Grande, Dourados, Corumbá e Ponta Porã. No indicador de endividamento, Dourados ficou na 141ª posição, Campo Grande na 203ª, Corumbá na 289ª e Ponta Porã na 378ª.

Em relação à taxa de investimento, Ponta Porã se destacou nacionalmente, liderando o ranking e alcançando a 32ª posição em sustentabilidade fiscal. Já Campo Grande foi o único município do Estado a avançar no indicador de endividamento, segundo a prefeitura, graças a medidas de ajuste fiscal. A capital também lidera o ranking nacional de transparência e aparece como a 13ª do país em funcionamento da máquina pública.

Redação CN67.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *