Xi e Lula defendem articulação China-Brasil diante de cenário global instável.

Mundo

O presidente da China, Xi Jinping, defendeu maior coordenação com o Brasil em meio a um cenário internacional instável, durante conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (23). Segundo o governo chinês, os dois líderes reforçaram o compromisso com o multilateralismo, a governança global e a estabilidade internacional.

Xi destacou que a relação bilateral, elevada em 2024 ao nível de “comunidade de futuro compartilhado”, avançou de forma consistente e serve de exemplo de cooperação entre países do Sul Global. O presidente chinês afirmou ainda que o novo ciclo de planejamento econômico da China, a partir de 2026, deve abrir mais oportunidades de parceria com o Brasil.

De acordo com o comunicado, Lula ressaltou que a visita de Xi ao Brasil em 2024 marcou um novo patamar nas relações entre os países e defendeu o fortalecimento da cooperação no Brics, além da atuação conjunta em fóruns internacionais em defesa da paz, do livre comércio e da estabilidade global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *